Páginas

quinta-feira, 23 de junho de 2011

I SPIT ON YOUR GRAVE



http://www.imdb.com/rg/VIDEO_PLAY/LINK//video/screenplay/vi2274466585/ 


Eu achei o filme muito pesado, mas a questão é que a violência sexual pode acabar com a vida da vítima e do agressor, sim...  A psiquiatria nomina vários transtornos mentais que podem advir às vítimas de estupro ou abuso sexual, mas não sou psiquiatra e não conheço as inúmeras siglas contidas no manual do DMS.
O que eu posso afirmar é que cada indivíduo é diferente e possui as suas particularidades, que as consequências podem ser diferentes para as vítimas desse tipo de agressão.
O filme, que em português tem o nome ridículo de DOCE VINGANÇA (como se o crime abrandasse o crime...) mostra que a vítima do estupro desenvolve como sequela um ódio incontido (os psiquiatras irão nominar isso, os psicanalistas tratarão de outra maneira, enfim, não cabe à mim). Mas o que vi no filme foi a RAIVA nua e crua movendo uma mulher machucada física e psicologicamente... Pensei então que as vítimas desse tipo de crime podem imaginar sim aqueles atos de vingança, "vagina por pênis, pênis por vagina", mas essa não será a solução para abrandar a dor de homens e mulheres e crianças que passam por isso. 
O filme também mostra a busca dessa mulher por ajuda, e quando ela não vem, eu posso dizer aqui sem medo, que o que vi no filme foi a raiva transformando-se em loucura...
O melhor é buscar ajuda, sempre, pois a raiva não vai resolver o problema da vítima, vai agravar! Muito sério o filme, e acho que deve ser discutido.

Malu

Conseqüências da violência e abuso sexual
A violência e abuso sexual pode ter conseqüências danosas duradouras para a vítima, família e comunidade. A lista a seguir descreve algumas das conseqüências da violência e abuso sexual.

Conseqüências físicas da violência e abuso sexual:
* Dor pélvica crônica.
* Síndrome pré-menstrual.
* Transtornos gastrointestinais.
* Complicações ginecológicas e na gravidez.
* Dor de cabeça freqüente.
* Dor nas costas.
* Dor na face.
* Incapacitações que impedem o trabalho.
* Mais de 32.000 gravidezes resultam de estupro todos os anos (Holmes et al., 1996)

Conseqüências psicológicas da violência e abuso sexual
A vítimas de violência e abuso sexual encaram conseqüências psicológicas tanto imediatas quanto crônicas (Felitti et al., 1998; Yuan, Koss, Stone 2006).

Conseqüências psicológicas imediatas da violência e abuso sexual:
* Choque.
* Negação.
* Medo.
* Confusão.
* Ansiedade.
* Recolhimento.
* Culpa.
* Nervosismo.
* Falta de confiança nas pessoas.
* Sintomas de transtorno do estresse pós-traumático.

Conseqüências psicológicas crônicas da violência e abuso sexual:
* Depressão.
* Tentativa de cometer suicídio.
* Alienação.
*Sintomas de transtorno do estresse pós-traumático.
*Comportamentos não saudáveis em relação à comida: jejum, vômito, abuso de remédios para emagrecer, comer demais.

Conseqüências sociais da violência e abuso sexual:
* Relacionamentos tensos com a família, amigos e companheiros.
* Menos apoio emocional da família e amigos.
* Contato menos freqüente com amigos e parentes.
* Menor probabilidade de casar. 

FONTE:
http://www.copacabanarunners.net/violencia-sexual.html

OUTRAS:
RAIVA CULPA ANSIEDADE TENTATIVA DE SUICÍDIO SUICÍDIO RAIVA DISSOCIAÇÃO CULPA RAIVA ANSIEDADE PÂNICO FOBIAS RAIVA CULPA DISSOCIAÇÃO TENTATIVA DE SUICÍDIO ISOLAMENTO...LOUCURA

3 comentários:

  1. A vítima procura ajuda... aí é que entra o problema... quando se procura ajuda e o sistema, no filme representado pelo policial, é o primeiro a dizer não, e agride a vítima... Ela enlouquece de ódio.

    ResponderExcluir
  2. Às vezes penso que o filme deveria ser proibido, outras que deve ser discutido... Fico preocupada quanta gente perversa pode assistir para sentir prazer em ver as cenas chocantes. Mas também acho necessária a discussão do assunto, da violência sexual, e das consequências do trauma que segue a violência...
    Malu

    ResponderExcluir