A Civilização do Espetáculo- do lindo Mario Vargas Lhosa!!
Ele critica com sabedoria e firmeza as nações que não embasam as suas decisões seguindo o princípio norteador de uma Sociedade democrática- o ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO.
Ele faz sempre um link entre esse princípio e um fato quando aborda diversos assuntos sociais, como por exemplo o uso de véus em escolas públicas na França.
A banalização do sexo- o jornalismo rasteiro- a mídia que compra mentes ... nós sabemos.
Mas me espantei com a sabedoria com que o Crítico Literário "cai de pau" na Literatura rasteira dos nossos dias, nos empresários que vulgarizam a TV (novelas brasileira)- a arte (o cara que defeca no palco e come suas fezes)- a literatura (50 tons de Cinza serve) somente para vender e alienar as pessoas- expondo em paralelo princípios constitucionais.
Claro que ele não cita o ART 5 da NOSSA CONSTITUIÇÃO FEDERAL- mas fiquem atentos, é o único caminho para uma sociedade menos espetaculosa onde o ter prevalece alienando o ser- e a nossa arma para a busca de uma sociedade mais igualitária.
Como eu não resisti- voltei à Freud em o Mal Estar na Civilização- pois Mario Vargas Lhosa escreve bastante nessa obra sobre a necessidade da religião- mas acabei me acalmando. Os Espetáculos que hora a sociedade nos impõe me classifica: MELANCÓLICA.
E como uma amiga Fernanda Dumêt diz, para quem está louca por um numero no DMS rsrsrsrsrsrsrsr- eu acho que encontrei não um número, mas meu próprio show. Vou continuar fora desse Espetáculo de ser "feliz e alegrinha" e ficar com Goethe... e uma cervejinha:
"Aquele que tem ciência e arte, tem também religião, o que não tem nenhuma delas, que tenha religião."
"Nada é mais difícil de suportar que uma sucessão de dias belos"
Goethe.
Malu Calado
Nenhum comentário:
Postar um comentário