Páginas

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Uma Doce Mentira

Uma comédia de Pierre Salvadori com Audrey Tautou- Nathalie Baye e Sami Bouajila- Conta com humor e amor a relação entre mãe e filha. Uma mãe que após a depressão da separação se encontra musa; e de uma filha, que sai da posição de cuidar da mãe, para cuidar da sua própria vida... E isso por conta de uma linda carta de amor... Lindo e doce o filme me fez pensar escrever cartas de amor, cuidar bem da filha... Até deixei que ela me comprasse brincos ontem!

Malu

terça-feira, 22 de maio de 2012

No livro O DEUS SELVAGEM, publicado pela Companhia das Letras- O Autor Inglês A. Alvarez aborda a questão do suicídio sob a ótica mais subjetiva- pessoal, "com suposto estudo psicanalitico" e utilizando- se bastante da literatura para afirmar que o desejo da morte, ou mesmo o pedido de socorro- como afirmam os que não querem aceitar a morte como desejo- é nitidamente melancolico e até, muitas vezes fácil ou difícil de prever. Para mim o suicídio de Silvia Plath era fácil de prever- mas entre os poetas o gozo da melancolia era essencial para a produção... Só um comentário.

Para o "suicídio" de Silvia Plath o autor tenta uma explicação curiosa- psicanalítica- interessante- que ele diz Freud explicar- mas a realidade é que eu gostaria da visão Lacaniana.
Ele escreve assim:

" Só Deus sabe que ferida a morte de seu pai lhe causara na infância (Silvi tinha 9 anos), mas ao longo dos anos essa ferida foi se transformando na convicção de que ser um adulto significava ser um sobrevivente. Então, para ela, a morte era uma dívida a ser paga uma vez a cada década:para poder continuar viva como mulher adulta, mãe e poetisa, tinha de pagar- de alguma forma mágica e parcial- com a vida. Mas como esse pagamento impossível também envolvia a fantasia de unir- se ao amado pai morto ou recuperá- lo de alguma forma, ele era também um ato passional, impregnado tanto de amor como de ódio e desespero..."

Silvia criava abelhas, enquanto o seu pai fora uma autoridade em tal assunto- seria essa uma maneira de "simbolicamente aliar- se ao pai"?

O autor do livro põe a separação de Silvia e Ted Hugues (nome muito respeitado entre os poetas) como o estopim- a desconexão de Silvia com a realidade. Mas o fato é que no dia anterior à sua morte, chega em sua casa, com atraso dos correios- a carta de uma terapeuta marcando um encontro com Silvia- mãe, mulher, poeta melancólica e apaixonada... Era fácil de prever. Ela amava a melancolia, os filhos, a terra; sabia que precisava de ajuda e buscou. Ponto. Mas como tudo é culpa da mãe, o autor resolveu inovar, e colocar a culpa no pai...
Malu Calado

"Fiz novamente
Uma vez a cada dez anos
Chego lá-

Uma espécie de milagre ambulante(...)
Tenho só trinta anos.
E como o gato tenho nove vidas para morrer.

Esta é a número Três (...)"

Silvia Plath