Páginas

sábado, 25 de agosto de 2012

A Delicadeza



Livro do escritor Francês David Foenkinos, que escreve com a sinceridade de quem sabe o que é amar. Confesso a minha surpresa com as palavras de um escritor tão jovem, que já declara em sua escrita saber o que é ser delicado e cortês.

Não vou fazer a sinopse do livro aqui, mas posso afirmar que lendo A Delicadeza, talvez encontremos alguma esperança para as mudanças de comportamento, de formas de sedução até, entre homens e mulheres, pois o que tenho visto não é agradavel.

A perda de um amor, a construção de um novo amor, aceitando com simplicidade a diferença entre os sexos. O retorno ao romântico de maneira a deixar-se, simplesmente. 
A escolha do homem certo... isso é relativo, mas para Nathalie (personagem principal)- ele era sempre um pouco atrapalhado, romântico, cortês...

Engraçado que pensei:-Algumas pessoas vão dizer que eu estou sonhando!... Estou mesmo. E ainda desejo que o homem cortês seja parecido com meu pai ou meu analista!!
Malu Calado
 

DEPRESSÕES



Primeiro romance de Herta Muller, salvo engano. Não vou construir a sinopse agora, mas algo me chama a atenção. O livro tem algo de biográfico, com certeza a autora viu as cenas ali descritas e até sentiu muitas delas, mas senti
um pouco a angustia com as descrições das mortes dos animais.
Para quem vive metáforas e gosta de poesia esse livro é um espetáculo, uma aula de descrição, sem qualquer discrição. É o real sem arestas, a verdade caótica do cotidiano de um vilarejo rude, que mais parece o inconsciente me levando para o fundo dele. Eu vi muito aquilo, todos nós vimos, só não prestamos atenção..

O livro é escrito para revelar uma dura realidade, mas dele podemos transformar as muitas metáforas encontradas na leitura, em beleza.
 
Malu Calado