Páginas

terça-feira, 27 de setembro de 2011

A Mulher Trêmula ou Uma História dos Meus Nervos

Após a morte do pai a escritora Siri Hustvedt volta aos EUA para uma homenagem ao seu pai. Ao proferir o discurso, na cidade em que nasceu, no local em que o seu pai, professor de uma Universidade trabalhava, frente aos amigos e pessoas queridas, o seu “corpo é tomado por espasmos elétricos”.

A palestrante, que sempre dominou muito bem discursos em público começa a tremer do pescoço para baixo. Intrigada com aquele sintoma, tomada por tremores, que não afetam sua fala, percorre os mais tarimbados médicos neurologistas dos EUA na busca por uma explicação para os seus “espasmos elétricos”... “Se eu não podia me curar, talvez conseguisse pelo menos me entender melhor”.

O livro é uma autobiografia que conta um busca- quem é essa mulher trêmula? O que é isso? Ela quer saber, entender os tremores que a acompanham desde a primeira palestra após a morte do seu pai. Pesquisa sobre temas “que vão da neurologia à psicanálise”, e lança um debate, joga ao leitor as suas próprias dúvidas sobre o funcionamento do cérebro e da mente, o orgânico e o psicológico em questão.

A autora “detecta com pesar, a supremacia dos remédios antidepressivos e ansiolíticos... a intransigência dos médicos, sobre as teorias de Freud no seio da intelligentsia clínica americana.” Mas faz a sua escolha e parte com curiosidade, apoio do seu marido e amigos, para entender- se e assumir quem ela é... A Mulher Trêmula.

Acho que ela faz a escolha correta, e com o tempo os significantes irão surgindo e os sintomas diminuindo...
Eu achei engraçado a Autora questionar tanto o obvio, as reações de conversão devido a algum trauma... o corpo falante, uma vez que conscientemente ela "não sabe" o porque da sua angustia. Achei incrível uma norte- americana criticar os médicos. O mundo sabe que os EUA é o depósito da farmácia de tarjas pretas, o cabresto da mula sem cabeça. Muito curioso e divertido a busca dessa mulher, que eu aplaudo de pé por escolher a linguagem, a palavra para descobrir ser... O livro é mesmo didático para leigos sobre histeria, e para nós que amamos a palavra, é engraçado, com todo o respeito à dor alheia, pois somente sabe o sofrimento das reações de conversão, quem as passa...

Malu

Um comentário:

  1. Título: A mulher trêmula ou Uma história dos meus nervos.

    Autora: Siri Hustvedt

    Editora: Companhia das Letras

    ResponderExcluir