Páginas

domingo, 15 de maio de 2011

O QUE É SER NORMAL?

http://youtu.be/gm9rsniAe_o 
 Raul Seixas (Maluco Beleza)

O que é ser normal? 
http://youtu.be/_uMsgP5t214
 Lady Gaga (You and I)
Estou lendo um livro muito interessante sobre loucura, psicanálise e saúde mental...
Cada pessoa tem seu palco, a sua maneira de atuar, de ser no mundo. Um sujeito triste, alegre, chato, espetacular! A particularidade de cada um se perde no que definem como simples características. O ser eu afetado, desajeitado, excêntrico, diferente, o que é singular e próprio, agora é taxado pelas normas, pela cientificidade. O que é ser normal ou anormal? Dizem que é só ir buscar nos manuais DMS, ver as regras da OMS... Você estará lá.

Nesse livro o autor defende, que cada sujeito, inclusive o louco, tem a sua singularidade, as suas particularidades, e denuncia que foi feita uma pesquisa ridícula (pesquisa rídicula sou eu quem estou dizendo, tá?) por um psiquiatra da USP," (...)que em entrevista para a revista VEJA disse que após examinar CENTENAS de candidatos, encontrou 70 normais... que estariam livres de quaisquer transtornos psíquicos e se comportariam com a propriedade exigida pelas circunstâncias da vida- sem exageros ou carências de comportamento e ação(...)" (Buchalla 2006 apud Veras, 2010 p.80)

O que é ser normal? Se você tem um comportamento um pouco impulsivo, agressivo, ou melancólico, submisso, CUIDADO! Você estará lá no manual. Quem não acompanhar as prescrições, os ditames do fazer robótico da sociedade alienada, a norma traçada, estará lá!

Mas o legal é deixar a sua filha dançar o ‘rebolation’! Isso é normal, a menininha dançando boca da garrafa e papai batendo palma, ouvindo o pagodão... Não, isso é ser menina precoce, é ser pobre.

O anormal é qualquer devaneio, pensamento, que te faça diferente dos demais, qualquer reação que ultrapasse a “normalidade”. Se você não sai, tem medo de gente, o STF busca na OMS, DMS e diz que você tem Síndrome do Pânico, te remove, aposenta, é um incapaz, precisa de tratamento. É verdade, mas isso não quer dizer que o sujeito seja anormal.

Eu não entendo. Acho que sou anormal, mas sou eu mesma sendo uma freak, como diz Ana Maria Saad. Posso até ter um número tatuado na DMS, mas não tenho aqueles números de série, como postos em geladeiras, bonecas, objetos postos no mercado. Ou tenho? E se tiver serei normal?
Malu Calado

6 comentários:

  1. Isso garota!Gostei de ver. Tem muita gente sonhando em ser número de série. Tem que ter muito valor pra ser diferente, já dizia o amigo Nietzsche. Quer ter uma vida fácil? Entao, siga sempre o grupo e perca a identidade no meio dele!
    Deazinha (fazendo uma pequena pausa no meio do meu trabalho)bjs

    ResponderExcluir
  2. Você sempre com essa mente brilhante!
    Eu acredito que você pode contribuir, e muito, com as pesquisas que eu pretendo fazer.
    Eu não tinha idéia de como a escrita pode nos ajudar a encontrar um caminho menos sofrido.
    Ter você aqui é uma honra!
    Preciso aprender a usar o blog...
    Beijos minha querida!

    ResponderExcluir
  3. Ana, espere até eu colocar algumas decisões do STF falando sobre incapacidade!
    Vou seguindo o seu blog e Pensamentos!
    Beijo,
    Malu

    ResponderExcluir
  4. to esperando! amando seu blog! é lindo! qdo morei em londres fui ver a opera carmem, mas era em ingles, mesmo assim belissima!
    bjoka

    ResponderExcluir
  5. Ela é um espetáculo, não é?
    Eu tenho uma história com a Carmem... Vou ver se a inspiração vem para eu escrever sobre a influência dessa mulher em minha vida!
    Eu sei que você vai adorar..."Coisa de Cinema"!!
    Bjs

    ResponderExcluir